Redes Sociais:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

financexperto

Copyright © 2017 financexperto

Planeje seus gastos, pois planejar vem antes de gastar!!!

“Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?" Lucas 14:28

 

O desejo de consumo é inerente ao ser humano, mas sempre deve ser precedido pelo planejamento financeiro. Marcar os ganhos e os gastos, monitorar rotineiramente, e agir no dia-a-dia para não perder o controle gerenciando suas compras é fundamental.

O que é Educação Financeira?

 Conheça a grande importância da Educação Financeira...

Educação Financeira é um aprendizado que busca a mudança de comportamento com relação ao uso do dinheiro. É algo que ajuda na administração dos recursos financeiros com o objetivo de realizar sonhos. O verdadeiro combustível para que você comece a se educar financeiramente são justamente os seus sonhos, pois eles irão trazer sentido, relevância e incentivo para que você tenha fôlego para conseguir identificar os seus gastos, orçar suas metas e aí então poupar com uma finalidade específica.

Quando se pensa em educação financeira a primeira recomendação que se deve fazer é esquecer conceitos complexos, deixar de lado planilhas e cálculos intermináveis que por muito tempo, acompanharam este tema e outros relacionados, como é o caso de finanças pessoais.

Consumo consciente

A Educação Financeira é um conhecimento que possibilita o consumo consciente e a oportunidade de poupar com finalidades preestabelecidas, com isso se reverte uma ideia que por muito tempo imperou de que as pessoas devem adequar seus sonhos ao que ganham, revertendo isso para que as pessoas adequem o que ganham aos seus sonhos.

Então, resumidamente, Educação Financeira é um tema comportamental de como utilizar o dinheiro que entra e o dinheiro que sai. Planilhas, matemática, cálculos são importantes ferramentas para administrar o dinheiro, mas é fundamental entender que apenas estas ferramentas não mudam o comportamento de uma pessoa, é preciso focar nos hábitos e costumes e seguir alguns passos como aprender a identificar seus gastos, buscar ter metas e sonhos para te motivar na sua jornada de fazer um orçamento inteligente e consequentemente poupar para que se possa alcançar a sustentabilidade e autonomia financeira.

Desenvolvendo novos hábitos

Os consumidores precisam desenvolver novos hábitos. É importante primeiro poupar e depois investir, saber onde investir, quais os investimentos que trazem mais rentabilidade com maior segurança é um ponto importante, mas imprescindível mesmo é entender mais do que isso, é preciso definir quais são os sonhos e desejos individuais e da família. Priorizá-los antes de sair gastando. Este é o segredo para ter uma saúde financeira.

Quem aplica somente pelo desejo de aplicar é quase certo que este dinheiro em um determinado momento será gasto sem qualquer critério, já quem guarda dinheiro para os sonhos é a segurança de realizar os verdadeiros desejos.

Do que se trata a Educação Financeira?

A Educação Financeira é uma ciência humana que busca a autonomia financeira, fundamentada por uma metodologia baseada no comportamento, objetivando a construção de um modelo mental que promova a sustentabilidade, crie hábitos saudáveis e proporcione o equilíbrio entre o SER, o FAZER e o TER, com escolhas conscientes para a realização de sonhos.

Fonte: PhD Reinaldo Domingos