Redes Sociais:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

financexperto

Copyright © 2017 financexperto

Planeje seus gastos, pois planejar vem antes de gastar!!!

“Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?" Lucas 14:28

 

O desejo de consumo é inerente ao ser humano, mas sempre deve ser precedido pelo planejamento financeiro. Marcar os ganhos e os gastos, monitorar rotineiramente, e agir no dia-a-dia para não perder o controle gerenciando suas compras é fundamental.

Planejador Financeiro Pessoal

O que faz e como funciona o trabalho de um Planejador Financeiro Pessoal?     

     Um planejador financeiro é um multiespecialista, esse profissional geralmente analisa toda a vida financeira de um cliente através do gerenciamento de caixa e da dívida, seguros, investimentos, previdência complementar, planejamento financeiro, fiscal e sucessório. Podemos descrever o planejamento financeiro como "um processo disciplinado para definir claramente metas financeiras, reunir informações sobre os recursos disponíveis para atingir esses objetivos e desenvolver um plano para alcançá-los”.

     O planejador financeiro exerce a função de orientar pessoas que estão com seus orçamentos desequilibrados ou que não sabem como investir seus recursos e valores. Seu papel é auxiliar no planejamento para que recupere o equilíbrio financeiro, evitar que seu padrão de vida diminua quando chegar a aposentadoria ou no caso de alguma transição profissional e apoiar as suas decisões de investimentos.

     De acordo com Louis Frankenberg (é um grande precursor sobre educação financeira e planejador financeiro no Brasil) em seu livro Seu Futuro Financeiro, o planejamento financeiro pessoal significa estabelecer e seguir uma estratégia precisa, deliberada e dirigida para a acumulação de bens e valores que irão formar o patrimônio de uma pessoa e de sua família. Essa estratégia pode estar voltada para curto, médio ou longo prazo, e não é tarefa simples atingi-la.

     Por que ela é árdua? Por causa dos inúmeros imprevistos e incertezas da vida e por tantos outros fatores que concorrem para que, ao final da caminhada, apenas pouquíssimos indivíduos tenham conseguido alcançar o objetivo supremo: a completa tranquilidade econômico-financeira (independência financeira ou a tão sonhada liberdade financeira). Entretanto, quando as pessoas são muito conscientes e determinadas, fica mais fácil para elas planejar e seguir uma certa conduta, o que amplia bastante suas probabilidades de concretizar esse sonho.