Cuidado com sua situação emocional no momento de investir

São nossas emoções que definem nossas ações, sejam elas na hora de investir ou na hora de consumir.

Aprender a controlar as emoções em investimentos é um dever para aqueles que querem construir um patrimônio sólido.

Pessoas com emoções à flor da pele normalmente se dão mal na hora de investir seu dinheiro, sempre estão no lugar errado na hora errada.

É muito comum alguém que perdeu em ações ficar com tanto medo, que passa a não investir mais dessa forma e começa a juntar o dinheiro todo em renda fixa, normalmente na poupança. E, como essa pessoa sempre escuta que a bolsa está ruim, está em fase baixista, ele(a) se acha experta, e acha que fez a coisa certa.

Só que, de repente, a coisa muda, a bolsa começa uma fase altista, ele(a) não liga, pois está contente com o pouco rendimento na poupança, apesar de “seguro”.

Ele(a) escuta de um amigo ou outro o quanto estão ganhando na renda variável, assiste aos jornais falando das oportunidades da renda variável, lê revistas mostrando o momento da renda variável, o tempo vai passando e ele(a) passa a calcular o quanto está deixando de ganhar por estar na renda fixa.

Então, chega o grande dia, o dia fatídico da tomada de decisão, ele(a) tira todo o seu dinheiro da renda fixa, olha bem o TODO e investe em ações, só que a fase começa a mudar. Quem tinha que comprar já comprou e agora é a grande hora de vender e realizar os lucros, e o que acontece com ele(a)? PERDE, novamente, e então a história se repete.

Ele(a) cometeu o mesmo erro, foi investir sem conhecimento, sem preparo, apenas pelo “achismo” e, dessa forma, realmente não funciona. Investimento não é “achismo”, investimento é a capacidade de entendimento.

$$$ Analisar, planejar e ter um assessor de investimento capacitado são questões fundamentais para a tomada de decisão. $$$

Tudo isso vai fazer você tomar a decisão mais precisa, ainda assim não é a garantia de 100% de acerto. Isso não existe, se venderem essa garantia a você, principalmente em renda variável, cuidado, muito cuidado.

Aprenda a controlar suas emoções, saiba que não existe milagre, não existe dinheiro fácil, é necessário conhecimento, planejamento, sabedoria e acompanhamento de mercado.

Dá trabalho? Sim, dá trabalho... Ficar rico dá trabalho...

Biografia: Navarro, Roberto. Quebrando Mitos com o Dinheiro, Momentum Editora, 2014.


Recent Posts
Archive

Redes Sociais:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

financexperto

Copyright © 2017 financexperto

Planeje seus gastos, pois planejar vem antes de gastar!!!

“Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?" Lucas 14:28

 

O desejo de consumo é inerente ao ser humano, mas sempre deve ser precedido pelo planejamento financeiro. Marcar os ganhos e os gastos, monitorar rotineiramente, e agir no dia-a-dia para não perder o controle gerenciando suas compras é fundamental.