Cuidado com sua situação emocional no momento de investir
São nossas emoções que definem nossas ações, sejam elas na hora de investir ou na hora de consumir.
Aprender a controlar as emoções em investimentos é um dever para aqueles que querem construir um patrimônio sólido.
Pessoas com emoções à flor da pele normalmente se dão mal na hora de investir seu dinheiro, sempre estão no lugar errado na hora errada.
É muito comum alguém que perdeu em ações ficar com tanto medo, que passa a não investir mais dessa forma e começa a juntar o dinheiro todo em renda fixa, normalmente na poupança. E, como essa pessoa sempre escuta que a bolsa está ruim, está em fase baixista, ele(a) se acha experta, e acha que fez a coisa certa.
Só que, de repente, a coisa muda, a bolsa começa uma fase altista, ele(a) não liga, pois está contente com o pouco rendimento na poupança, apesar de “seguro”.
Ele(a) escuta de um amigo ou outro o quanto estão ganhando na renda variável, assiste aos jornais falando das oportunidades da renda variável, lê revistas mostrando o momento da renda variável, o tempo vai passando e ele(a) passa a calcular o quanto está deixando de ganhar por estar na renda fixa.
Então, chega o grande dia, o dia fatídico da tomada de decisão, ele(a) tira todo o seu dinheiro da renda fixa, olha bem o TODO e investe em ações, só que a fase começa a mudar. Quem tinha que comprar já comprou e agora é a grande hora de vender e realizar os lucros, e o que acontece com ele(a)? PERDE, novamente, e então a história se repete.
Ele(a) cometeu o mesmo erro, foi investir sem conhecimento, sem preparo, apenas pelo “achismo” e, dessa forma, realmente não funciona. Investimento não é “achismo”, investimento é a capacidade de entendimento.
$$$ Analisar, planejar e ter um assessor de investimento capacitado são questões fundamentais para a tomada de decisão. $$$

Tudo isso vai fazer você tomar a decisão mais precisa, ainda assim não é a garantia de 100% de acerto. Isso não existe, se venderem essa garantia a você, principalmente em renda variável, cuidado, muito cuidado.
Aprenda a controlar suas emoções, saiba que não existe milagre, não existe dinheiro fácil, é necessário conhecimento, planejamento, sabedoria e acompanhamento de mercado.
Dá trabalho? Sim, dá trabalho... Ficar rico dá trabalho...
Biografia: Navarro, Roberto. Quebrando Mitos com o Dinheiro, Momentum Editora, 2014.