Please reload

Recent Posts

Vamos aprender a investir nosso rico dinheiro...

December 1, 2017

Atualmente tenho recebido bastante consulta sobre investimentos e eu acho isso muito válido, pois as pessoas que poupam precisam saber onde melhor investir seu rico dinheiro de forma segura e rentável.

 

Porém, todavia, ajudar/aconselhar pessoas sobre investimentos no meu ponto de vista requer uma certa dose de “intimidade” com a pessoa na qual estamos aconselhando, pois precisamos saber o propósito desse investimento, então, não é algo tão fácil para uma pessoa como eu ou qualquer outra que esteja na mesma situação dar esse tipo de ajuda, explico.

 

Preciso saber se esse investimento é para ser resgatado em curto prazo, médio ou longo prazo. Preciso saber qual o perfil desse investidor, se é conservador, moderado, arrojado (moderado agressivo) ou agressivo e, para isso a pessoa precisa fazer um teste de suitability que nada mais é do que um teste de adequação de perfil.

 

Vou dizer aqui outra coisa que aprendi, não existe o melhor investimento, pois para cada investimento precisamos saber o seu propósito, um investimento que é bom para mim pode não ser bom para meu vizinho. Imagina se eu digo que um investimento em ações da empresa GDO3 (nome fictício) é a melhor opção do momento pois nos últimos 3 anos ela pagou dividendos maravilhosos para seus acionistas e essa pessoa que eu não sei seu perfil investe hipoteticamente R$ 15.000,00 e no ano seguinte ela resolve resgatar essa aplicação e ao fazer isso constata que perdeu dinheiro e depois essa pessoa por curiosidade faz o teste de suitability e sai o resultado de conservador, pronto, está instaurado a confusão. Essa pessoa com esse perfil jamais poderia ter investido em algo assim, pessoa com esse perfil é renda fixa e fundos multimercados por exemplo.

 

Também pode surgir um caso em que a pessoa pede um conselho e eu sem saber da vida e o perfil dessa pessoa, indico que ela invista no Tesouro IPCA+2024 (NTNB Princ) e essa pessoa investe direitinho, fez uma aplicação de R$ 50.000,00 e fica feliz da vida, porém, essa mesma pessoa investiu esse dinheiro na qual é para trocar de carro em dois anos, ou seja, para o final de 2019, e eu não sabia disso, pronto mais um problema instaurado. Nesse caso essa aplicação era boa, mas a pessoa vai resgatar antes do prazo contratado e provavelmente não vai ficar contente no momento do resgate, pois poderá perder dinheiro.

 

Entenderam agora a complexidade da aplicação quando um consultor/advisor financeiro vai tentar ajudar alguém sobre aplicação financeira. A conversa/consulta tem que ser franca, não adianta a pessoa que irá investir apenas dizer quero o melhor investimento do momento e pronto, isso não funciona dessa forma.

 

Por isso a importância de saber como funciona alguns tipos de aplicações, cada de um de nós que de certa forma temos algum dinheiro para investir deveríamos aprender como trabalhar com nosso dinheiro no mercado financeiro, pois considero isso muito importante.

 

Para “simplificar” o tema, um dia desses ao terminar a aula no curso de Planejamento Financeiro

Pessoal em um sábado às 17:00 horas da tarde, ainda tínhamos “gás” para conversarmos sobre alguns temas e um dos assuntos abordado brilhantemente pelo meu amigo Túlio “Diamante” (apelido dado carinhosamente pelo Rafael, pois o Túlio é uma pessoa extremamente calmo e inteligente) foi a seguinte questão “por quê as pessoas estudam sobre a compra do próximo aparelho celular, notebook, carro etc e por quê essas mesmas pessoas não se dedicam algum tempo em aprender como investir seu rico dinheiro?” This is a good question my dear friend Tulio.

 

Talvez essas mesmas pessoas tenham medo ou não sabem onde procurar ou em quem confiar sobre essas informações sobre investimento em produtos financeiros, acabam apenas confiando no gerente do banco ou deixam apenas na caderneta de poupança.

 

Nós brasileiros precisamos dar mais valor ao nosso rico dinheiro e saber investir deveria ser algo normal para nós e, quando falo em investir não é deixar o dinheiro “parado” na poupança ou em alguma aplicação indicada pelo gerente do seu banco, eu estou falando de você procurar outras alternativas melhores no mercado, e para isso nós precisamos ir atrás de informação, estudar sobre as melhores aplicações, nós ficamos muito dependente do banco de varejo (grandes bancos), vamos deixar um pouco de lado a “preguiça” ou o “medo” sobre aplicações fora do nosso banco onde temos nossas contas e usamos para pagar nossas despesas e fazer nossos recebimentos, vamos ser diferentes da grande maioria da população e vamos atrás de coisas melhores para o nosso rico dinheiro.

 

Não gostaria de fazer propaganda de ninguém, mas, existem vários sites, vários canais no Youtube que trata sobre isso, e o melhor de tudo que boa parte é de graça.

 

Também existem lugares onde você poderá se aprofundar, caso queira, porém nesses casos você terá que fazer algum investimento para ter acesso.

 

Eu sei que existem alguns investimentos que são complexos e tem altos riscos, porém, esse tipo de investimento deve ser evitado por aqueles que não tem perfil para tal e nesses casos precisarão também de uma assessoria de alguém especializado na área.

 

Sugiro que vocês façam uma análise do perfil de vocês o “suitability” ou API (Avaliação de Perfil do Investidor) e, para facilitar a vida de vocês eu fiz um teste neste site abaixo e o meu perfil está correto.

 

https://andrebona.com.br/perfil-do-investidor

 

Nota: Gostaria de deixar claro que o perfil de um investidor muda muito rápido, principalmente em nosso país com os investidores iniciantes. Por isso aconselho a cada ano ou a cada dois anos refazer esse teste, uma sugestão, não custa nada.

 

Estou adicionando alguns sites em ordem alfabética, são sites que eu considero bons e úteis para quem deseja aprender um pouco mais:

 

https://andrebona.com.br

 

http://www.clubedospoupadores.com

 

https://www.euqueroinvestir.com

 

http://mepoupenaweb.uol.com.br

 

http://oprimorico.com.br

 

https://queroficarrico.com/blog

 

https://viverderenda.blogspot.com.br

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Archive

Redes Sociais:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

financexperto

Copyright © 2017 financexperto

Planeje seus gastos, pois planejar vem antes de gastar!!!

“Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?" Lucas 14:28

 

O desejo de consumo é inerente ao ser humano, mas sempre deve ser precedido pelo planejamento financeiro. Marcar os ganhos e os gastos, monitorar rotineiramente, e agir no dia-a-dia para não perder o controle gerenciando suas compras é fundamental.